terça-feira, 9 de junho de 2009

"Podemos questionar. Podemos usar o conhecimento que já adquirimos, pois, quando o conhecimento nos faz pensar, ele é cumulativo, está sempre acrescentando-se a si mesmo. Podemos, enfim, não ser tiranizados nem amedrontados pelos rótulos, podemos assumir, cada vez mais, a consciência de nós mesmos, de nosso lugar na coletividade, de nossas aspirações, identidade e interesses legítimos. Podemos mesmo chegar a ver o mundo de forma ideologicamente consciente e agir de acordo com essa consciência, pois, afinal, somos o limite de nós mesmos.
A conscientização ideológica gera paixões, sim. Mas só podemos
ser grandes se houver paixão."

(Política, João Ubaldo Ribeiro)

2 comentários:

Renato. disse...

Fräulein Rose!
Quanto tempo não passo por aqui, heim?
Mas...pra que serve ideologia? Eu aboli essa coisa da minha vida...ufa...É um alívio...

Rose Marques disse...

Renato! (com sotaque italiano!)
Surpresa boa, sô!
Saudade de você!!!
Aí é que tá o lance da ideologia... não é no sentido "ideologia, eu quero uma pra viver", é a "matrix", o fato de a gente não conseguir estar fora de algum tipo de pensamento ideológico. São as "fôrmas", é a caverna do Platão... Por isso ele fala em ter consciência ideológica... pra ter consciência da própria prisão... Enfim...
O dia em que eu conseguir me livrar de todas, alcançarei o Nirvana... hehe
Beijão!